Buscar a formação de um ser humano atuante capaz de construir uma sociedade mais justa respeitando as diversidades culturais, éticas, econômicas, religiosas e políticas e terá a função reguladora das relações de todos os envolvidos no processo educativo. Compreender a cidadania como participação social e política, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação, disciplina, espontaneidade, criatividade e respeito, além de tornar um cidadão participativo, crítico e reflexivo na sociedade em que está inserido, bem como conhecer e valorizar a pluralidade sociocultural. E, como aluno (a) do Colégio Seibo, desenvolver num clima saudável e alegre, com espírito de Pureza, Bondade, Disponibilidade, Amor a Deus e ao próximo.

Na troca com o aluno, na relação de parceria que supõe semelhanças e diferenças, é que o processo de aprendizagem se dará, levando em conta a afetividade como condição para a consecução dos objetivos educacionais.

Cabe ao aluno o exercício da vontade, seguido com o comprometimento para envolver-se na esfera do conhecimento. Por outro lado, cabe a escola criar possibilidade e espaço para que ele se desenvolva na dimensão biopsicossocial, tornando-se cidadão consciente. Nessa interação cabe à família o papel de apoio, interlocução e cooperação.

O Colégio Franciscano Seibo, propõe a oferecer acesso ao saber, ao diálogo, à reflexão e à livre expressão da individualidade, resguardando iguais oportunidades a todos os alunos.
O aprendizado ocorrerá numa relação interativa entre todos os participantes no ato de aprender e ensinar, num processo contínuo de formação, no qual o sujeito vai se construindo como pessoa, no desenvolvimento de suas habilidades de pensamento, na apropriação do conhecimento acumulado e no relacionamento com os demais.
A ação educativa não se restringe somente à atuação do professor, mas perpassa pela ação de todos profissionais da escola, que, como agentes educativos, dão também sua contribuição no fazer educacional.

Nessa perspectiva, o Colégio Franciscano Seibo encara os desafios do seu tempo alicerçados numa proposta pedagógica que leva em conta as necessidades do aluno como sujeito do seu processo, atribuindo ao conhecimento à dimensão atual.

Semeando a construção de um futuro melhor

Ensino Fundamental