1 Políticas de Privacidade
A presente Política de Privacidade tem por finalidade demonstrar o compromisso da ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO) entidade Mantenedora do Colégio Franciscano Seibo com a privacidade e a proteção dos dados pessoais coletados de seus usuários: aluno, responsável legal e visitantes (familiares e terceiros), por meio do SITE: COLEGIOSEIBO.COM.BR, estabelecendo regras de coleta, armazenamento, compartilhamento, tratamento, finalidade, enriquecimento e eliminação dos dados, de forma total ou parcial, automatizados ou não, coletados dentro do escopo dos serviços e funcionalidades SITE COLEGIOSEIBO.COM.BR, de acordo com as leis vigentes.
Política de Privacidade para uso em siteClassificação de documento: Público
Finalidade: Esclarecer aos usuários, clientes e demais pessoas que queiram conhecer ou se relacionar com a instituição, quais as práticas de privacidade e direitos assegurados a titulares de dados que são adotados pela organização.
Assuntos a serem abordados no instrumento proposto:
I. Introdução
A ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO) é uma organização comprometida e adequada à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei n° 13.709/2018), preservando a transparência e respeito com os colaboradores que participam desta Obra. A utilização dos seus dados pessoais tem fins cadastrais, didáticos e pedagógicos.
II. Definições e Premissasermos técnicos adotados e glossário
i. “AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO DE DADOS - ANPD”: órgão responsável pela fiscalização do cumprimento das disposições da Lei Geral de Proteção de Dados, Lei Federal nº 13.709/2018 no território nacional;
ii. “COMPARTILHAMENTO DE DADOS”: comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados;
iii. “CONSENTIMENTO”: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada;
iv. “CONTROLADOR”: a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais, especialmente relativas às finalidades e os meios de tratamento de dados pessoais, representada nesta política pela ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO);
v. “DADO ANONIMIZADO”: dado relativo ao titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento;
vi. “DADOS PESSOAIS”: qualquer informação obtida em razão de contrato ou acordo comercial firmado com a ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO), relacionada a pessoa natural identificada ou identificável, como por exemplo: nome, CPF, RG, endereço residencial ou comercial, número de telefone fixo ou móvel, endereço de e-mail, informações de geolocalização, entre outros;
vii. “DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS”: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
viii. “INCIDENTES DE SEGURANÇA”: qualquer evento que viabilize a quebra dos princípios de Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade de informações;
ix. “OPERADOR”: parte que trata dados pessoais de acordo com as instruções do Controlador, representada nesta política como o fornecedor e/ou parceiro de negócio contratada;
x. “TITULAR DOS DADOS”: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;
xi. “TRATAMENTO”: qualquer operação ou conjunto de operações efetuadas com dados pessoais ou sobre conjuntos de dados pessoais (processamento de dados), por meios automatizados ou não automatizados, tais como a coleta, o registro, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a comparação ou interconexão, a limitação, a eliminação ou a destruição;
xii. “VIOLAÇÃO DE DADOS PESSOAIS”: qualquer acesso, aquisição, uso, modificação, divulgação, perda, destruição ou dano acidental, ilegal ou não autorizado que envolva dados pessoais.
III. Princípios
Quais os princípios de segurança e privacidade são adotados pela organização como norteados de ações e processos, como: Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade, Ética, entre outros
A Política de Privacidade da ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO) baseia-se nos seguintes princípios:
i. Confidencialidade: restrição de acesso a informações e recursos somente por pessoas autorizadas.
ii. Integridade: precisão das informações e dos métodos de processamento ao qual a informação é submetida, mantendo-a acurada, completa e atualizada.
iii. Disponibilidade: garantia de que os usuários autorizados tenham acesso às informações e aos ativos de informação quando necessário.
IV. Papeis e responsabilidades
Para as situações nos quais a ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO) coleta dados para seus próprios fins, ela está agindo como Controlador.
Nas situações em que a coleta ocorre em função de serviço contratado e definido por seus atendidos, a ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO) atua como Operador. Na atuação como Operador cabe a ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO) sua parcela referente a proteção dos dados, conforme acordado com seu respectivo Cliente, porém não lhe cabe decisão ou mesmo autoridade para tratamento dos dados que não estejam de acordo com os processos e fluxos acordados com o Cliente.
Controlador
Utilizar dados pessoais, envio de informações, produtos, divulgação de eventos e realização de pesquisas, para os fins a que se destina, essencialmente religiosos.
V. Fundamentos para a coleta de dados
Incentivamos nossos Usuários a lerem a Política de Privacidade e utilizá-la para tomada de decisões conscientes.
IX. Direitos de usuário
Você pode solicitar:
I. confirmação de que as informações pessoais sobre você estão ou não estão sendo processadas e acessar suas informações pessoais armazenadas, juntamente com informações complementares;
II. uma cópia das informações pessoais que você, de forma voluntária e direta, nos forneceu em um formato legível por máquina, usado comumente e estruturado;
III. retificação de suas informações pessoais que estão sob nosso controle;
IV. exclusão de suas informações pessoais;
V. negar o processamento de suas informações pessoais por nós;
VI. restrição ao processamento de suas informações pessoais por nós;
VII. fazer uma reclamação junto a Instituição (ou Colégio), através do DPO;
VIII. correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
IX. informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa; e
X. revogação do consentimento.
X. Quem devo contatar?
Se você desejar entrar em contato com nosso Escritório de Proteção de Dados ("DPO"), utilize os seguintes contatos:
Encarregado: Alexandre Domiciano da Silva
e-mail: lgpd@colegioseibo.com.br
endereço da Associação: Rua: Oratório, 1458, Parque das Nações,
CEP: 09280-000, Santo André – SP
endereço do Colégio: Rua Francisco Vaz Coelho, 682, Vila Lavínia, CEP: 08735-440, Mogi das Cruzes- SP
XI. Retenção
Práticas de retenção e descarte de informações, bem como possíveis prazos ou “gatilhos” para exclusão/bloqueio/anonimização de informações desnecessárias ou que deixam de ser necessárias.
Reteremos suas Informações Pessoais pelo tempo necessário para fornecer nossos serviços e conforme a necessidade de cumprir com nossas obrigações legais, resolver disputas e aplicar nossas políticas. Períodos de retenção serão determinados tendo em conta o tipo de informação coletada e a finalidade de tal coleta, tendo em conta os requisitos aplicáveis para a situação e a necessidade de destruir informações desatualizadas, não utilizadas no tempo razoável mais próximo. Nos termos dos regulamentos aplicáveis, manteremos os registros que contenham dados pessoais do cliente, documentos de abertura de conta, comunicações e qualquer coisa em conformidade com leis e regulamentos aplicáveis.
Podemos retificar, repor ou remover informações incompletas ou incorretas, em qualquer momento e a nosso próprio critério.
XII. Cookies
Existem diferentes formas de classificar um cookie:• Cookies estritamente necessários são imprescindíveis para oferecer funcionalidades básicas enquanto o usuário navega no website. Sem esses cookies, a experiência e a navegação podem ser prejudicadas.
• Cookies funcionais são utilizados para fornecer uma experiência mais personalizada nas páginas. Os cookies funcionais memorizam as escolhas que os visitantes fazem ao navegar pelo site, eliminando a necessidade de preencher as mesmas informações várias vezes. Por exemplo: quando o visitante preenche um formulário em um site, um cookie é gravado em seu navegador, contendo os dados informados. Assim, quando ele acessar o mesmo site novamente, essas informações já estarão pré-preenchidas.
• Cookies de análise de desempenho ajudam a coletar informações, monitorar eventos e analisar o tráfego em páginas, além de identificar a origem e entender o comportamento dos visitantes. As informações coletadas por esses cookies são utilizadas principalmente de forma agregada, para auxiliar na análise de resultados de performance do website.
O Site usa os seguintes tipos de cookies: Google Analytics:
a) Serviço de análise web fornecido pela Google, Inc. (“Google”). O Google Analytics utiliza uma forma específica de “Cookies”, ou seja, arquivos de texto, que são armazenados no seu computador e permitem a análise do seu uso do site. A informação gerada pelo Cookie acerca da sua utilização do site será transmitida e armazenada em um servidor da Google nos EUA. O COLEGIOSEIBO.COM.BR informa que o Google Analytics foi ampliado para incluir o código “gat._anonymizeIp ();” a fim de garantir a gravação anônima de endereços IP (as chamadas máscaras de IP). Devido à anonimização do IP neste site, o endereço IP do usuário é abreviado pela Google dentro do território da União Europeia e do Tratado da Comunidade Econômica Europeia. Só em casos excepcionais é que o endereço IP completo será transmitido a um servidor da Google nos EUA e aí então abreviado.
Google Adwords:
a) Um serviço de análise da Google, e rastreamento de conversões, que faz parte do Google AdWords. Funciona da seguinte maneira: quando o usuário clica em um anúncio exibido pela Google, o Google AdWords armazena um Cookie no rastreamento de conversões (um “Cookie de conversão”) no disco rígido do computador do usuário. Estes cookies perdem a validade após 30 dias e não permitem que o usuário seja pessoalmente identificado. Ao visitar determinadas páginas no COLEGIOSEIBO.COM.BR, o Google consegue reconhecer que o usuário clicou no anúncio e foi redirecionado para essa página.
b) As informações obtidas através dos Cookies de conversão têm como objetivo criar estatísticas para os clientes AdWords que utilizam o rastreamento de conversões. Através destas estatísticas, é possível descobrir o número de usuário que clicaram no anúncio exibido pela Google e que acessaram a página assinalada pela etiqueta de rastreamento de conversões.
Os cookies não contêm informações que o identificam pessoalmente, mas informações pessoais que armazenamos sobre você podem ser vinculadas, por nós, a informações armazenadas nos e obtidas a partir dos cookies. Você pode remover os cookies seguindo as instruções das suas preferências de dispositivo; no entanto, se optar por desativar os cookies, algumas características do nosso Site podem não funcionar corretamente e sua experiência on-line pode ser limitada.
Desativar cookies
A maioria dos navegadores de Internet são configurados por padrão para aceitar automaticamente a instalação de cookies. Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.
Você pode controlar suas preferências com relação aos cookies, pelos meios descritos abaixo:
• Você pode configurar seu navegador para aceitar ou excluir cookies antes de eles serem instalados, conforme o caso.
• Você também pode remover manualmente os cookies do seu terminal através do seu navegador.
• Se você desabilitar os cookies que utilizamos no seu navegador, você não poderá experimentar completamente algumas de nossas páginas ou utilizar alguns serviços que exijam a colocação de cookies.
• Caso você use dispositivos diferentes para visualizar e acessar o Site COLEGIOSEIBO.COM.BR, como tablets, smartphones, computadores, deve assegurar-se de que cada navegador de cada dispositivo esteja ajustado para atender suas preferências quanto aos cookies.
Para controlar o gerenciamento de cookies e escolhas, os meios de configuração de cada navegador são diferentes. Eles estão descritos na seção "Ajuda" da maioria dos navegadores, a qual permitirá que Você saiba como alterar suas preferências de cookies.
XIII. Coleta e compartilhamento de informações com terceiros
Nossa política aborda apenas o uso e a divulgação de informações que coletamos de você. Na medida em que você divulga suas informações a outras partes ou sites por toda a Internet, regras diferentes podem se aplicar à sua utilização ou divulgação das informações que você divulgar a elas. Nesse sentido, incentivamos você a ler os termos e condições e a política de privacidade de cada parte para a qual você optar por divulgar informações.
A presente Política de Privacidade não se aplica a práticas de empresas que não possuímos ou controlamos, nem a indivíduos que não empregamos ou gerenciamos, incluindo terceiros para os quais podemos divulgar informações conforme definido adiante na presente Política de Uso e Privacidade.
Os serviços de terceiros que utilizamos são:
1. Provedor de Ambiente Computacional em nuvem (Cloud)
2. Provedor de serviços de Segurança gerenciados
3. Provedor de armazenamento (storage) de documentos físico e lógicos
XIV. Como podemos proteger suas informações?
Tomamos muito cuidado na implementação e manutenção da segurança do Site, nossos sistemas e de suas informações. Empregamos os procedimentos padrão da indústria e políticas para garantir a segurança das informações que coletamos e retemos, impedimos o uso não autorizado de quaisquer informações, e exigimos que quaisquer terceiros cumpram com requisitos de segurança semelhantes, em conformidade com esta Política de Privacidade.
Adotamos medidas de proteção de dados, que incluem e não se limitam a ambiente com controle de acesso físico e lógico, criptografia, proteção por senha, tokens, manual de conduta, políticas e cláusulas de confidencialidade, entre outros.
Embora tomemos medidas razoáveis para proteger as informações, não podemos ser responsáveis pelos atos de quem obtém acesso não autorizado ou faça mau uso do nosso Site por meio de ataques e invasões decorrentes de técnicas criminosas e que estejam fora das condições da ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO) evitar ou impedir, mesmo adotando medidas técnicas e organizacionais preventivas, e não damos garantia alguma, explícita ou implícita, de que impediremos tal acesso.
Entretanto, no papel de possível controlador e/ou operador de dados pessoais, nos comprometemos com as regulamentações de privacidade e proteção de dados, bem como na adoção de práticas necessárias para assegurar a governança de dados e os direitos e liberdades de nossos usuários/cliente. Com isso, também contamos com planos de ação para mitigar e atender possíveis incidentes caso venham a ocorrer, sempre buscando de forma ética e responsável a preservação de dados/informações de nossos usuários/clientes.
Transferência internacional de dados
Ressaltamos que alguns destinatários de dados podem estar localizados fora do território nacional. Nesses casos, seus dados serão transmitidos apenas para países aprovados pelo Conselho e Agência Nacional de Proteção de Dados - ANPD e/ou Comissão Europeia (quando aplicável GDPR), assegurando um nível adequado de proteção de dados, ou firmaremos acordos legais (incluindo processos de fiscalização, avaliação de certificações e demais práticas de Due Diligence) que asseguram um nível adequado de proteção de dados.
XVI. Marketing
Possíveis ações de marketing adotadas e como funciona o processo de opt-in e opt-out.
Caso tenha se cadastrado para receber a newsletter do COLEGIOSEIBO.COM.BR, o usuário concorda em receber notícias, publicidade personalizada sobre produtos entre outras informações. Ao se cadastrar para receber a newsletter do COLEGIOSEIBO.COM.BR, o usuário declara concordar com a realização de compilação personalizada de notícias, ofertas e outras informações, bem como avaliar os padrões de uso, objetivando personalizar as necessidades e interesses dos usuários. Caso o usuário não queira mais receber a newsletter do COLEGIOSEIBO.COM.BR, poderá cancelar o cadastro a qualquer momento através do link disponível para esse fim informado nos newsletters.
XVII. Menores de idade e adolescentes
Nós entendemos a importância de proteger a privacidade das crianças, especialmente em um ambiente on-line. O Site não foi projetado para ou direcionado a crianças. Sob circunstância alguma devemos permitir a utilização dos nossos serviços por menores sem o consentimento prévio ou autorização por um pai ou responsável legal. Não coletamos intencionalmente Informações Pessoais de menores. Se um pai ou responsável ficar ciente de que seu filho nos forneceu Informações Pessoais sem o consentimento deste, ele ou ela deve entrar em contato conosco pelo e-mail de contato da equipe de privacidade da Associação
XVIII. Direitos Autorais
ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO) autoriza a reprodução total ou parcial, sem fins lucrativos, do conteúdo, desde que seja mantida a integridade deste. As informações de acesso restrito, confidencial ou de terceiros deverão ser acessadas e/ou reproduzidas apenas por pessoas autorizadas.
Em qualquer das hipóteses é obrigatória a informação da fonte de forma clara e visível, incluindo data/hora da extração. Fica vedada a utilização da marca ou da denominação ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO) sem autorização prévia e escrita de seus representantes legais.
A inserção de links do site da ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO) em outros sites só é permitida mediante autorização expressa de representante legal da ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO).
XIX. Contatos e demais disposições
Em caso de dúvidas gerais sobre o Site, sistemas ou sobre demais informações relacionadas a Uso e Privacidade, entre em contato conosco pelo e-mail lgpd@colegioseibo.com.br