“Um contágio diferente que se transmite de coração a coração: é o contágio da esperança!”
Mogi das Cruzes, 21 de maio de 2020

Estimadas famílias, queridos alunos e colaboradores,

Paz e Bem!

Este período de distanciamento social ao mesmo tempo que transformou nossa rotina, também nos tem dado a oportunidade para novas adaptações de aprendizagens e conhecimentos.

Nossa Equipe Pedagógica e Administrativa, em consonância com os Freis Franciscanos Conventuais e com a Secretaria Estadual de Educação, segue trabalhando, estudando e preparando-se para garantir um retorno tranquilo às aulas e o melhor atendimento aos estudantes e suas famílias nesse momento único que vivemos, momento este que passará. Na melhor das expectativas, desejamos em breve nos reencontrar para juntos voltarmos ao nosso convívio escolar.

Conforme as antecipações dos feriados, feitas na data de ontem pela Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, as aulas serão retomadas a partir do dia 27/05, 4ª feira, de forma não presencial e com mediação on-line. Nosso Colégio investiu numa Plataforma Educacional para que pudéssemos nos aproximar o máximo possível dos nossos alunos; além disso, foram adquiridos recursos tecnológicos bem como licenças do aplicativo com a oferta de aulas e atividades pedagógicas, disponibilizados por meio da Plataforma Zoom, juntamente com a plataforma EAD do Colégio Franciscano Seibo e Iônica da Editora FTD. Devido à situação de enfrentamento da emergência de saúde pública, de importância internacional decorrente da pandemia (COVID- 19), consideramos que:

• O estudante deve permanecer em casa com uma rotina saudável e organizada quanto ao estudo, de acordo com as orientações dos professores do colégio, com o acompanhamento da família e/ou responsável;

• O processo de ensino e aprendizagem deve continuar por meio de atividades remotas com a utilização de diversos meios e tecnologias da informação e comunicação, plataformas educacionais e/ou aplicativos autorizados e definidos pela equipe pedagógica/administrativa;

• O vínculo afetivo e a comunicação dos educandos com os educadores e profissionais do Colégio Franciscano Seibo devem ser preservados e promovidos pela interação virtual, com os devidos cuidados e acompanhamento.

Sugerimos algumas dicas para ajudar nossos alunos com a nova etapa da vida escolar, durante este tempo de distanciamento social:

• Separar, com antecedência, o material didático que será usado em cada videoaula;

• Deixar o local de estudo sempre limpo e arrumado;

• O ambiente de estudos precisa ser confortável, silencioso, bem iluminado e com boa circulação de ar;

• Manter uma rotina bem definida de estudos, brincadeiras e intervalos para alimentação;

• Pedir para a criança/adolescente usar uma escrivaninha ou mesa. Nada de estudar na cama ou no chão;

• Não usar as redes sociais antes de fazer as obrigações.

Diante do acima exposto, relembramos a importância do acompanhamento dos pais/ responsáveis na implantação desta nova rotina de estudo que começaremos. Ao final deste comunicado, os senhores encontrarão o novo cronograma/horário de aulas para este período.

Agenda Oficial:

• 22/05 – 6ª feira – Antecipação do feriado de Corpus Christi do dia 11/06.

• 25/05 – 2ª feira – Antecipação do feriado da Revolução Constitucionalista do dia 09/07.

• 26/05 – 3ª feira às 8h30 – Reunião Pedagógica e treinamento da nova plataforma com os professores (Daniel Bandeira, responsável pelo setor de Comunicação).

11h30 – Envio do tutorial aos pais/alunos sobre a utilização da plataforma de ensino.

19h30 – Transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube (“Rede Kolbe”) da Missa em Ação de Graças pela retomada das aulas on-line, por todas as nossas famílias, alunos e colaboradores. Você é o nosso convidado! Acompanhe conosco este momento celebrativo, em família.

• 27/05 – 4ª feira – Reinício das Aulas on-line. Importante lembrar que as aulas on-line ocorrerão no período da manhã (ver horário correspondente ao dia da semana no quadro de horários ao final deste comunicado). Ou seja, lembre-se de estar on-line no seu respectivo horário para acompanhar as aulas e interagir com o professor.

Reiteramos nosso compromisso quanto ao acompanhamento do desenvolvimento educacional de nossos alunos, por meio do atendimento da nossa secretaria, professores e diretores, procurando sanar dúvidas e dificuldades para um melhor resultado acadêmico.
Nossa equipe pedagógica/administrativa permanecerá acompanhando a evolução epidemiológica da COVID-19, seguindo todas as orientações dos órgãos competentes, em consonância com as políticas públicas.
Agradecemos a parceria e o empenho de todos os colaboradores, pais e alunos, cada um procurando dar o melhor de si para juntos vencermos esta batalha. Sigamos unidos em oração, solidariedade, resiliência e esperança, buscando oferecer o melhor de nós a cada dia.

Atenciosamente,

Direção Pedagógica e Direção Administrativa